Sialorreia

Técnica operatória

A operação faz-se duas fases, iniciando-se pela ressecção das glândulas submandibulares bilateralmente, com duas incisões independentes. Dissecção subcapsular para evitar lesões dos nervos lingual e hipoglosso. O ramo mandibular do nervo facial é identificado e preservado, o ducto da glândula SM e o ramo secretor do nervo lingual para a glândula são ligados, e a glândula SM é removida. (Figuras 2 e 3)


A segunda fase é por via intra-oral. O orifício do ducto parotídeo (ducto de Stensen ou Stenon) é identificado, feita uma incisão elíptica em torno do ducto e 3mm da mucosa que o envolve, o ducto PT é isolado em torno de 1cm, ligado na extremidade proximal, e a porção distal é ressecada. A mucosa jugal é aproximada com sutura. (Figura 4)











No caso do meu filho, já foi feita a primeira fase. Em Janeiro vamos fazer a segunda intervenção.

Sialorreia

Ainda sobre este assunto e a pedido de uma mamã, falta dizer que esta perda de saliva é normal até aos 24 meses. Há bebés que perdem até aos 4 anos, data apartir da qual já se justifica um estudo mais aprofundado da situação, para um diagnostico mais preciso. Para sabermos ao certo se existe ou não um problema, temos de saber a idade da criança e a(s) patologia(s) base da mesma. O Guilherme, mesmo com P.C, este problema só se agravou aquando a cirurgia, Hemisferoctomia, justificando assim a intervenção cirurgica.
Fez a cirurgia nos HUC, nos blocos de Celas, e é seguido lá em consultas de Maxilo- facial. Mais informação mamã, apita...