Atraso de desenvolvimento X Adolescência


A adolescência é uma fase difícil para todos nós. É durante esta fase que se fazem as maiores descobertas sobre o nosso próprio corpo. Também é nesta fase que damos mais dor de cabeça aos nossos pais. Quem não se lembra do primeiro beijo? ou do primeiro namorico??? Se pensarmos em todas estas transformações para um adolescente ou pré-adolescente com défice cognitivo a nossa dor de cabeça aumenta.
Quando o desenvolvimento cognitivo não acompanha o desenvolvimento físico, como explicar aos nossos pequenos todas as transformações que o próprio corpo está a sofrer? Como explicar que determinadas regras sociais nos obrigam a determinado padrão de comportamento??? Já passaram por isto?? Não será fácil com toda a certeza lidar com a questão da sexualidade em pessoas que não têm capacidade para entender determinados fenómenos fisicos e até psicológicos que surgem nesta nova fase das nossas vidas. Recomendo muita calma e um dia de cada vez, mesmo que, para quem me conhece, esta expressão não seja de todo minha, acho até que nem sei o que quer dizer,lol

6 comentários:

  1. Belo texto, e tudo acontece no seu tempo neh.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. è verdade, temos de saber esperar para ver como vai ser, acreditar que vai correr tudo bem e ter consciencia de que damos o nosso melhor!!beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Oi, sou estudando do curso de pedagogia, tenho que apresentar uma dinâmica, com a sala, como a paralisia cerebral, peço a ajuda de vocês, desde já muito obrigado.

    ResponderEliminar
  4. olá, não sei se posso ajudar, mande mail com contacto. obrigado

    ResponderEliminar
  5. meu email é kcpnraposo@gmail.com, grata!

    ResponderEliminar
  6. Olá, meu nome é Carolina e estou realizando um projeto, (TCC) e gostaria muito da sua ajuda, por favor se puder responder meu questionário seria de grande ajuda. O questionário diz respeito sobre crianças com paralisia cerebral.
    http://goo.gl/forms/lXNYcmN531
    Grata pela Atenção.
    Carolina

    ResponderEliminar